segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Caso perdido


Kléber foi contratado na época 2011/2012 e está na sua 3ª época de dragão ao peito.

Jogador interessante no Marítimo, chegou ao FC Porto na época em que foi vendido Falcao e teve a responsabilidade de o substituir. O seu início nem foi mau de todo, mas foi insuficiente. O treinador, na altura Vítor Pereira, acabou por preferir colocar Hulk no centro e, mais tarde, Janko (contratado em Janeiro). Na 1ª época havia a desculpa da pressão ser demasiado grande e da equipa estar muito instável e a jogar pouco - e foi verdade, daí ter dado o benefício da dúvida durante um bom tempo -, mas na época seguinte chegou Jackson, a equipa melhorou e Kléber podia estar tranquilamente na sombra a aprender, mas o excelente início do colombiano que ficou de pedra e cal no 11 e as oportunidades mal aproveitadas por Kléber levaram a um empréstimo em Janeiro ao Palmeiras (Brasil). Continuou sem render e, naquela que parece ser a última tentativa de o recuperar, regressou ao FC Porto, desta feita para a equipa B. E continua sem render.

Evolução? Nem vê-la. Para além de não ser um jogador mentalmente forte, as suas limitações na finalização são óbvias. Oportunidades para se reerguer não lhe faltaram, mas o jogador desperdiçou-as e nem na equipa B consegue dar um ar da sua graça. Admito que inicialmente até não discordei da sua integração na equipa B, mas rapidamente mudei de opinião. Não justifica a titularidade que lhe é constantemente dada e está a tapar os nossos jovens, um deles que considero muito promissor e que se dá pelo nome de André Silva.

Kléber
15 jogos a titular, 1232 minutos, 3 golos

André Silva
1 jogo a titular, 279 minutos, 3 golos

Vion
1 jogo a titular, 268 minutos, 2 golos

Caballero
4 jogos a titular, 356 minutos, 1 golo

(Dados retirados de: zerozero)

O brasileiro que tem tido uma excelente sequência de jogos a titular, apenas conseguiu fazer 3 golos e precisa de 411 minutos para marcar, o que equivale a cerca de 4 jogos e meio. Muito pouco.

Dos pontas-de-lança da B é o que tem a pior média de golos marcados por jogo. André Silva com bem menos minutos tem o mesmo número de golos. Vion também com bem menos minutos tem apenas menos um golo. Até Caballero que só tem um golo marcado merecia mais a titularidade, pois ao contrário de Kléber ainda pode dar jogador e curiosamente foi após ter marcado um grande golo contra o Académico de Viseu que praticamente deixou de jogar. Os critérios para dar minutos aos ponta-de-lança na equipa B estão todos trocados, portanto.

Creio que já quase todos aceitaram que o Kléber não vai dar mais do que isto. Como se costuma dizer, não se pode acertar sempre e quanto à sua contratação não faço críticas (nem faria sentido porque fui a favor), apenas considero que está na altura de deixar de insistir. Soluções? Vender, emprestar ou mesmo rescindir. Isto já em Janeiro.

1 comentário:

  1. caríssimo Portista e caras(os) visitantes deste espaço de referência do maravilhoso mundo que é a bluegosfera,

    votos sinceros de Boas Festas! e de um Próspero 2014 (que bem precisamos :D)

    no fundamental:
    penso que estamos todas(os) a necessitar de um tempo extra com as nossas famílias, para o prolongamento do campeonato que se segue. é que o dia seguinte é já Amanhã :D

    ps:
    também eu considero que o Kléber já foi "chão que deu uvas"...

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar