sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Areia para os olhos


Há muito a dizer sobre a entrevista de ontem de Pinto da Costa. Desde o treinador, jogadores, arbitragem, azar ao mercado... desde verdades a mentiras... desde críticas a elogios... Pinto da Costa disse de tudo um pouco. Ao seu bom estilo, mas também ao seu mau estilo. Não foi das entrevistas mais felizes...

Não esperava que Pinto da Costa atacasse Paulo Fonseca e a equipa, já contava com o voto de confiança, mas também não esperava tanto atirar de areia para os olhos.

Pinto da Costa culpou a arbitragem pelos desaires no campeonato e o azar pelos desaires na Liga dos Campeões.

Campeonato:
"O FC Porto tem agora três pontos de desvantagem face ao Benfica e um em relação ao Sporting, depois de ter chegado a estar à frente do campeonato com cinco de avanço, mas as pessoas esquecem-se de que tudo começou, em termos de perdas, no Estoril, com a arbitragem inacreditável do senhor Rui Silva. Sofremos um golo em fora de jogo e ainda houve uma grande penalidade inventada. A arbitragem fez-me lembrar Inocêncio Calabote. Não me lembro de uma influência tão grande da arbitragem num jogo"

Liga dos Campeões:
"Não nos apuramos na Champions, mas pergunto se recordam algum jogo em que o nosso adversário tivesse vencido depois de levar quatro bolas nos postes? Não falo do penálti falhado, mas até esse foi azar. Até o presidente do Atlético de Madrid me disse que podíamos estar ali a noite toda que não entrava nenhuma. Só acertávamos nos postes. Contra o Zenit, aos 5' estávamos reduzidos a dez, porque um jogador saiu da barreira. Depois acertados duas vezes nos postes e eles marcaram no final. Depois disso não posso responsabilizar o treinador, ou os jogadores, porque não tivemos um mínimo de sorte"

Desculpas de mau pagador. Tão só.

Não critico as menções à arbitragem porque acho que se fomos prejudicados devemos falar, independentemente de termos jogado bem ou mal. Fez bem em falar. Fez mal em por o tónico aí. Não estamos mal por culpa da arbitragem e do azar. Não estamos em terceiro no campeonato nem fora da Liga dos Campeões (fizemos 5 pontos!) por causa disso. Como referi, não esperava outra coisa de Pinto da Costa que não um voto de confiança firme ao treinador ("se a época acabasse hoje, tinha renovado ontem com Paulo Fonseca"), mas era possível dar o tal voto de confiança sem cair no ridículo e sem camuflar o mau futebol da equipa.

Em relação ao mercado, afirmou que o "FC Porto já fez os ajustes necessários". Espero que não seja verdade. Temo que seja.

Criticou os que põem os interesses individuais acima dos interesses colectivos, os que querem sair para ir ao Mundial.

Assegurou que em relação ao Fernando os interesses de todos estão salvaguardados. Elogiou Helton e disse que Lucho vai ficar sempre ligado ao clube.

Falou de Tozé e Pedro Moreira, dois dos melhores jogadores da B, boas palavras... o que é preciso agora é que apostem mais nos jogadores da B.

Atacou António Oliveira e Fernando Gomes, dois possíveis sucessores...

Uma entrevista com altos e baixos, onde se espera que a mensagem interna seja bem diferente da mensagem externa.

3 comentários:

  1. Quando até o presidente fala assim isso significa que estamos mesmo mal.

    ResponderEliminar
  2. acho que não interessa o que diz para fora mas o que exige para dentro...quanto aos putativos candidatos será para avisar que não é a minar o clube que os tornará melhores opções, ambos tem rabos de palha...

    ResponderEliminar