quinta-feira, 13 de março de 2014

Aos poucos e poucos. Pelo menos, as vitórias já aparecem.


Duas novidades:

1ª Ganhamos. Ganhamos pela 1ª vez em casa para as competições europeias esta época.
2ª Não sofremos golos, coisa rara esta época.

Se a 1ª novidade é justa, a 2ª já não é bem assim. Passo a explicar.

Jogamos melhor frente a um adversário, este sim, difícil. Na 1ª parte o domínio pertenceu sobretudo aos azuis e brancos, já na 2ª o jogo foi mais intenso e dividido. Entramos bem no jogo, com personalidade, com a primeira oportunidade a surgir aos 12 minutos com remate de Jackson para grande defesa de Reina. Aos 20 minutos, após cruzamento de Jackson, Carlos Eduardo introduz a bola na baliza e colocava justiça no marcador... não fosse o golo ser mal anulado. Nos últimos minutos antes do intervalo perdemos algum do controlo e cometemos mais erros na saída de bola, o que permitiu ao Nápoles criar perigo através de contra-ataques. Na 2ª parte, o Porto entrou bem nos primeiros 5 minutos (destaque para o grande remate de Fernando para mais uma defesa de bom nível do guarda-redes do Nápoles), mas pouco depois viu o Nápoles ter uma, duas e três oportunidades de golo claras. Logo de seguida e contra o corrente do jogo, o Porto marcou aos 57 minutos por intermédio de Jackson Martinez, o goleador da equipa. Foi contra a corrente, mas a vantagem era justa pelo que tinha sido feito no jogo todo até então. A partir daí, tanto o Porto podia ter ampliado a vantagem como o Nápoles podia ter empatado. Numa jogada aos 82 minutos Quintero manda ao poste e no minuto a seguir Maicon tira a bola quase em cima da linha de golo evitando o empate.

Em relação aos golos sofridos, é certo que desta vez não sofremos, mas os erros defensivos foram os do costume e podiam ter custado caro.

Luís Castro não tem obviamente culpa, este foi o seu o 2º jogo e ninguém podia esperar que a equipa passasse a jogar na perfeição de um dia para o outro. Para já, só o posso elogiar. Deu outro ânimo, fez a equipa regressar às vitórias, voltou ao tradicional 4-3-3, recuperou Defour e Quintero (ultimamente desaparecidos) e faz as substituições sem medo. Tudo coisas simples, mas preponderantes. É cedo para tirar conclusões, foram apenas 2 jogos, mas aos poucos a equipa parece querer melhorar...

Em suma, 1-0 na 1ª mão. Vitória justa com uma vantagem escassa, mas importante.

Segue-se Alvalade e só depois a 2ª mão.

Nota:
Alex Sandro viu amarelo e não joga na 2ª mão.

Sem comentários:

Enviar um comentário